Bella Flor Flores Ornamentais

Curiosidades - Gloxínia

Curiosidades - Gloxínia

 

GLOXÍNIA

 


Nome científico:Sinningia speciosa.

Família:Gesneriaceae

 

 

 

 

 

 

Nomes populares: gloxínia, siníngia, cachimbo.

 

Etimologia: o nome Sinningia é homenagem a W. Sinning, um horticultor alemão.

 

Origem: Brasil.

 

Características gerais: planta herbácea tuberosa, acaule, de 15 a 25 cm de altura. Apresenta folhas grandes, arredondadas, carnosas e aveludadas, que caem no outono e inverno. As flores são grandes, simples ou dobradas, em diversas cores. A floração ocorre no verão e após a murcha das folhas deve-se limpar os bulbos e guardá-los em local seco e fresco para o replantio no final do inverno.

 

Condições de cultivo: devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável e com regas regulares. É tolerante ao frio.

 

Propagação: bulbos, sementes, por meio das folhas ou cultura de tecidos.

 

Usos: pode ser cultivada em jardineiras ou vasos.

 

Curiosidades: as formas de gloxínia, cultivadas atualmente, constituem uma linhagem obtida pelo cruzamento com S. crassifolia Hort. e divulgada com o nome de Sinningia speciosa ‘Fyfiana’.

 

Os bulbos permanecem em dormência pelo período de 1 a 3 meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente umedecida. Após esse período, pequenos brotos começam a surgir, dando sinais de que o descanso finalizou e a planta está pronta para retomar o seu crescimento. Se os bulbos forem molhados adequadamente, ocorrerá floração duas vezes por ano.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (34 votos)




ONLINE
1








Total de visitas: 2547